Fim de ano é época de confraternização e nada melhor do que nestes momentos, dar e receber presentes.

Por conta disso, nasce o famoso Amigo Secreto, que tem como objetivo promover a troca de presentes de forma descontraída e divertida entre um grupo de pessoas.

Sem contar que é uma forma econômica de se divertir e onde todos saem presenteados, sendo necessário comprar apenas um único presente.

Veja como a brincadeira funciona nas suas diferentes versões:

AMIGO SECRETO

CRIANDO O GRUPO

Os participantes do Amigo Secreto se reúnem com todos que desejam participar.

Podem ou não decidir um valor limite para os presentes, que pode variar de acordo com a preferência do grupo.

SORTEIO

Escreve-se o nome de todos os participantes em um pedaço de papel e estes são colocados em um recipiente.

Feito isso, cada participante tira um papel com o nome de outra pessoa, sendo que o nome que vier no papel tirado, será a pessoa para quem o participante deverá comprar um presente.

Segredo: É importante que o nome da pessoa sorteada seja mantido em segredo. Às vezes, os participantes utilizam codinomes ou disfarçam seus nomes no papel para manter a surpresa até o momento da revelação.

Caso a pessoa tire o nome dela mesmo, o que é bastante comum, o sorteio deverá ser refeito, até que ninguém tire o próprio nome.

CONFRATERNIZAÇÃO

Em uma data e local previamente combinada, o grupo se reúne novamente para a troca de presentes. Cada participante traz o presente que comprou para a pessoa que tirou no papelzinho.

As revelações começam sendo definido por algum critério, ou por um sorteio, ou por ordem de idade, ou data de nascimento, ou por ordem alfabética, ou por que alguém decidiu iniciar mesmo.

Normalmente, este participante faz um breve discurso para todos, falando um pouco mais sobre seu amigo secreto, dando pistas sobre ele, fazendo mimica, ou o imitando, ou contando algum caso específico, conhecido por todos, sobre ele, enfim, a ideia aqui é fazer algo divertido que envolva todos, até que se revele quem é o presenteado.

Isso tendo sido feito, o participante vai até ele a recebe o presente. É normal que ele abra o presente diante todos, mostre o que ganhou, tire fotos, agradeça e celebre o momento.

Feito isso, agora é este participante que irá dar continuidade, falando agora de quem ele tirou e assim a brincadeira continua, até o último participante.

Caso a corrente quebre (o que é normal quando feito pelo papelzinho), se inicia conforme algum critério pré-estabelecido.

O Amigo Secreto é uma brincadeira gostosa e divertida, onde com poucos recursos, todos dão apenas um presente e saem presenteados.

No entanto, se ela for feita no papelzinho, algumas coisas podem não dar muito certo, como mostra este vídeo:

O site do AmigoSecreto.com.br é o líder em administrar essa brincadeira já ha mais de 20 anos, trazendo inúmeras vantagens para quem brinca nele, tais como:

Criação de grupo

Sorteio automático, sem riscos de tirar a si mesmo

Troca de mensagens anônimas

Criação de lista de desejos, sem o risco de dar um presentão e ganhar um presentinho

Vitrine com milhares de opções de presentes

Mural de mensagens, para maior interação entre todos

Determinação da data e local da confraternização

e muitas outras facilidades super interessantes

AMIGO OCULTO

Amigo Oculto é o nome da famosa brincadeira de Amigo Secreto, conforme chamada em algumas regiões do Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro.

Ou seja, é a mesma brincadeira apenas com nome diferente.

AMIGO LADRÃO

Já no Amigo Ladrão, os participantes escolhem brincar, mas não há nenhum sorteio.
Todos compram um presente e levam para o dia da confraternização.

Aqui uma dica é comprar algo que gostaria de ganhar, pois nada impede que no final, você acabe escolhendo para si, o que comprou, caso não goste dos outros presentes.

MOMENTO DA CONFRATERNIZAÇÃO

Neste dia, todos chegam e vão colocando o seu presente em um local central, normalmente uma mesa que fica no meio do local da confraternização.

Na hora que a brincadeira começa, define-se quem irá começar, sendo que o primeiro participante deverá ser definido por algum critério, ou por um sorteio, ou por ordem de idade, ou data de nascimento, ou por ordem alfabética, ou por que alguém decidiu iniciar mesmo.

Feito isso, esse primeiro participante se dirige até a mesa e escolhe um dos presentes que ali estão.

Ele deverá então abrir o seu presente e mostrar a todos. Feito isso, ele escolhe quem será o próximo participante.

Já o segundo participante poderá escolher um presente da pilha central ou "roubar" o presente de alguém que já escolheu.

Caso ele escolha um presente da pilha central, ele deverá abrir o presente, mostrar a todos e escolher o próximo participante.

Caso ele escolha “roubar” o presente de alguém que já ganhou algum presente, este deverá dar o presente ao participante e ai, este participante, que perdeu seu presente, deverá se dirigir à mesa, ou a pilha central de presentes e escolher outro presente.

No entanto, este participante que teve seu presente roubado poderá, se assim preferir, roubar o presente de outro participante, ao invés de escolher outro na pilha de presentes.

Caso isso ocorra, este novo participante, que também teve seu presente roubado, poderá ir para a pilha de presentes ou roubar algum presente de outro participante.

Feito isso, este participante que foi roubado e escolheu um novo presente é que escolherá o próximo participante.

As regras para o número de "roubos" podem variar de grupo para grupo e os presentes poderão ter número limitado de roubos, 1 vez, 2 vezes, 3 vezes, ou um número ilimitado de roubos, conforme pré-definição do grupo.

Caso o grupo defina um número limitado de roubos, uma vez este número tendo sido atingido, o presente fica travado, de posse do último participante que o roubou e não pode mais ser roubado.

Outros pontos importantes são:

Um participante que teve seu presente roubado, não pode roubá-lo novamente, neste mesmo momento;

Deverá ser pré-combinado se este presente poderá ser roubado novamente, no mesmo momento, por exemplo:
Participante 8, na sua vez, ao invés de escolher um presente da pilha de presentes, prefere roubar o presente 2, do participante 2;
Participante 2, ao invés de escolher da pilha, rouba o presente 4, do participante 4 e este, por sua vez, rouba o presente do participante 8, que neste mesmo momento, havia roubado do participante 2.
Normalmente se define que só se pode roubar uma vez, um presente, em uma mesma rodada.

É muito importante estabelecer todas estas regras ANTES da brincadeira iniciar e a respeitar durante a brincadeira, para que não se estrague o clima alegre e festivo deste momento.

Final da brincadeira: A brincadeira continua até que todos os presentes tenham sido pegos e todos os participantes estejam com um presente.

O Amigo Ladrão é uma brincadeira divertida que promove a interação entre os participantes e cria expectativa em torno dos presentes. É comum que as pessoas escolham presentes engraçados, criativos ou personalizados para tornar a brincadeira mais divertida.

Novamente, é importante estabelecer regras claras antes de iniciar a brincadeira para garantir que todos compreendam, concordem e saibam o que esperar durante a brincadeira.

O Amigo Ladrão é conhecido por sua dinâmica divertida e a possibilidade de surpresas à medida que os presentes são roubados e trocados durante o jogo. Como mencionado, as regras podem variar de grupo para grupo, então é importante estabelecer regras claras antes de começar a brincadeira para garantir que todos saibam como ela funcionará. Mais uma vez, peço desculpas pela confusão anterior e espero que esta explicação tenha sido mais precisa.

Pode-se brincar de Amigo Ladrão no site AmigoSecreto.com.br. Neste caso, cria-se o grupo e não há o sorteio, apenas a troca de mensagens, anônimas ou não, lista de desejos, para que se inspire as compras de presentes, bem como a determinação da data e local da confraternização.

AMIGO DA ONÇA

Num grupo de amigos, o que vale é zoar e se divertir e, para isso, o Amigo Onça é ótimo!

Funciona assim: a dinâmica é similar a do AmigoSecreto, só que cada participante compra para o seu amigo algo, digamos, diferente, na tentativa de “chatear”, no bom sentido, aquele quem tirou.

Vale algo que sabe que a outra pessoa vai odiar ou que esteja ligado à personalidade dela.
As risadas estarão garantidas, se todos forem comedidos na compra dos presentes bem como, se souberem levar a brincadeira numa boa!

Não é incomum que o Amigo da Onça aconteça simultaneamente ao Amigo Secreto, ou seja, compra-se 2 presentes para cada participante, um de Amigo Secreto, conforme sua lista de desejos e outro de Amigo da Onça.

Neste caso, na hora da troca de presentes, dá-se primeiro o presente Amigo da Onça, onde a tiração de sarro e gargalhadas serão garantidas e ai, para acalmar os ânimos, da-se o presente oficial do Amigo Secreto.

Neste caso, não é necessário fazer dois grupos ou dois sorteios, faz-se apenas o sorteio do Amigo Secreto e compra-se dois presentes para o amigo sorteado, um do Amigo da Onça e outro do Amigo Secreto.

COMEcE A BRINCAR

São muitas formas diferentes de brincar de Amigo Secreto.

Mas o mais importante é que este momento é mágico e especial, onde todo mundo se diverte muito e as lembranças ficam gravadas pra sempre em nossa memória!

E então, vamos começar a brincadeira?